Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Página inicial › Pós-Graduação › Programas de Pós › Matemática
Pós-Graduação em Matemática
O Programa
O Programa de PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA , Curso de Mestrado Profissional da Unesp tem como objetivo a formação de um matemático, não necessariamente um pesquisador no sentido tradicional, mas com suficiente grau de erudição matemática para traçar conexões entre os diversos domínios dessa ciência. Essa formação propiciará ao egresso a atuação no ensino de Matemática nas instituições de ensino superior assim como viabilizará e motivará seu ingresso num programa de doutorado em Matemática ou em áreas correlatas.
A Estrutura
Para a obtenção do título de Mestre, o estudante deverá cursar 02 disciplinas básicas no primeiro trimestre (fevereiro, março e abril) e duas disciplinas básicas no segundo trimestre (junho, julho, agosto). No terceiro trimestre (outubro, novembro, dezembro) o aluno deverá cursar duas disciplinas optativas, escolhidas entre as oferecidas no trimestre e demonstrar proficiência em uma língua estrangeira. No quarto trimestre (fevereiro, março e abril do segundo ano) o aluno deverá cursar uma disciplina optativa, preparar o projeto de pesquisa que dará origem à dissertação e realizar o exame de qualificação. No quinto e sexto trimestres, o aluno deverá elaborar a dissertação de Mestrado, que deverá ser aprovada por uma banca examinadora.
 
Oficinas de Articulação de Conteúdos
Como parte da carga horária das disciplinas obrigatórias, serão realizadas oficinas de articulação de conteúdos com a participação dos alunos e de, pelo menos, dois professores de diferentes linhas de pesquisa. Nessas oficinas, os participantes deverão fazer a análise crítica de livros textos, bem como formular questões próprias sobre os conteúdos estudados nas disciplinas básicas. A discussão conjunta da relevância dessas questões e o uso de novas tecnologias propiciarão o amadurecimento dos estudantes. Os conteúdos estudados serão freqüentemente transformados em atividades computacionais, a saber:

1. Introdução aos sistemas de computação simbólica, numérica e multimídia.
2. Elaboração e implementação dos conteúdos discutidos.
3. Avaliação crítica das atividades e das diversas ferramentas computacionais utilizadas.
 
Dissertação de Mestrado
A dissertação de mestrado deve conter idéias inovadoras de ensino de tópicos de Matemática, com a eventual elaboração de textos didáticos para o ensino superior
Atualizada em 26/02/2014 às 15:55 - Responsável: matematica